Flores: Ontem e hoje
A Empresa de Transportes Flores foi fundada em 1957, pelos primos Luiz de Andrade Flores e Mauro de Almeida Flores, no município de Nilópolis, estado do Rio de Janeiro. A operação começou com a linha 108 (São João de Meriti – Duque de Caxias - via Matadouro), no final da década de 50, quando a garagem foi transferida para o município de São João de Meriti, onde hoje funciona a Turismo Três Amigos, empresa do Grupo JAL. Na década de 70, a empresa aumentou a frota de 10 para 36 veículos e incorporou a linha 109 (São João de Meriti – Duque de Caxias - via Vilar dos Teles).
Em 1975, José Alves Lavouras (1929 – 1993) assume a Flores, já na garagem nova, na Avenida Automóvel Clube, no Centro de São João de Meriti, um espaço que atualmente conta com cerca de 56 mil m². Novas linhas e empresas foram adquiridas, integrando o que mais tarde seria o Grupo JAL. O início dos anos 80 foi marcado pela evolução em questões como treinamento, melhoria do ambiente de trabalho, benefícios, departamento médico e de recursos humanos, e pela ampliação dos serviços. No começo da década de 90, a empresa já contava com 122 veículos e 610 colaboradores. Hoje, são 461 ônibus e 1.714 colaboradores, atuando em 55 linhas.
Qualidade e comunicação
Foi nos anos 90 que a Flores iniciou o investimento na gestão da qualidade, na comunicação e na responsabilidade social e ambiental, que lhe rendou diversas premiações e certificações. A partir de 2005, a estratégia era estar entre as melhores empresas para se trabalhar, aumentando a satisfação dos colaboradores ano a ano.
Em 2013 foi conquistada a certificação do Sistema de Gestão Integrado, constituída pelas normas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão do Meio Ambiente) e OHSAS 18001, atual ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional).
A entrada da Flores no mundo das redes sociais se dá a partir de 2011, como estratégia de aproximação com os clientes. Atualmente, a empresa possui perfis no Instagram, Facebook, Tik Tok, X, Linkedin e canal no Youtube e o Podcast “Fala Motorista”, no Spotify, além de playlists. Através das redes, promove diversas ações para seus seguidores, como concursos, quiz e desafios.
Programas e ações
Entre os principais programas e ações desenvolvidos pela Flores para seus colaboradores estão: A implantação da Academia JAL, do serviço de Fisioterapia e do Centro Médico, bem como as campanhas internas de saúde e segurança ocupacional; a Copejal (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo JAL); cabeleireiro e engraxate; o Ação JAL (Flores e Real Rio), que reúne a SIPAT (Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho), a SVVT (Semana de Valorização da Vida do Trabalhador) e a Semana do Meio Ambiente; o Motorista Acidente Zero, que premia os profissionais com índice zero de acidentes de trânsito, e o Motorista Super Meta, que destaca aqueles com melhores rankings no consumo de óleo diesel; a produção de veículos de comunicação interna, como o jornal Folha Verde, a TV Corporativa, o Jornal Mural e a Intranet.
Entre os programas e ações sociais, destacam-se: O De Portas Abertas, de visita à sede da empresa por grupos de estudantes e que também recebe familiares de colaboradores; as ações de conscientização da Semana Nacional do Trânsito, promovidas nas ruas para motoristas, pedestres e ciclistas; a criação e manutenção da creche Maria Alves Lavouras, em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti e que atende cerca de 100 crianças; a campanha Natal Mais, de arrecadação de donativos para instituições filantrópicas; e a divulgação anual do seu Balanço Social. Além disso, a Flores é certificada com o selo de Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. No campo ambiental, a empresa também se destaca com programas como: Coleta seletiva de lixo, gestão de resíduos sólidos, e os 3 Rs (Reciclar, Reutilizar e Reduzir).